Imagem capa - Como usar as mensagens automáticas do Whatsapp Business de uma forma mais humana por Cizinho Rodrigues Fotografia
Para fotógrafos

Como usar as mensagens automáticas do Whatsapp Business de uma forma mais humana

Algumas vezes crio listas de transmissão no Whatsapp e incluo colegas fotógrafos para compartilhar algo que acho interessante, e boa parte das vezes para minha surpresa sou respondido com algo assim...

"Nosso atendimento é das 8 às 18 de segunda a sexta. Deixe sua mensagem que responderemos assim que possível."


Depois que o aplicativo lançou sua versão Business, e a possibilidade de um robô responder por nós nos momentos que não podemos atender, nos deu a chance de não deixar mais os clientes no vácuo caso o celular não estivesse por perto. Mas o que aconteceu também foi um fenômeno de que tudo é motivo para mandar uma mensagem de ausência, tipo já vi colega com o aparelho na mão e não responder porque não tava afim.


Na boa, se você tem uma empresa com 500 funcionários, que realmente tem hora pra abrir e fechar, que fica só o vigilante por lá depois do expediente, eu te entendo. Mas se você não se encaixa nesse quadro, você pode estar deixando dinheiro em cima da mesa.


E aí, como usar as mensagens automáticas do Whatsapp Business de uma forma mais humana, e assim lhe fazendo fechar mais trabalhos?


Todos temos direito a uma vida social, a diversão, óbvio... Mas o fotógrafo depende dos trabalhos que fecha pra poder cumprir sua meta, senão a conta não bate.


Então o que sugiro aqui não é atender o cliente a tempo e a hora, mas tirar essas respostas automáticas robotizadas, quer uma dica? Faz assim, ao invés da mensagem engessada que você leu anteriormente, que tal algo do tipo...

"Olá, tudo bem? Falo com você daqui a pouco."


Você não precisa responder na hora, mas também não causa aquela impressão de que não irá responder.


Hoje vivemos em um mundo em que quase tudo está se automatizando, e isso não é ruim, porém devemos usar a tecnologia a nosso favor.


Um atendimento humanizado ainda é o melhor que você pode dar, e muitas vezes é o que vai te diferenciar nesse mar de profissionais.


E aí, o que acha disso tudo... Como é seu atendimento, dá pra melhorar ou já tá show?